27ª Jornada Acadêmica da Faculdade de Odontologia

A Faculdade de Odontologia promoveu a 27a Jornada Acadêmica da Faculdade de Odontologia nos dias 09 e 10 de abril de 2018. Dentre as atividades de destaque tivemos a "Mesa Redonda sobre Uso de Amálgama de Prata na Clínica Odontológica na Atualidade" sob a Coordenação da Profa Drª Katia Regina H. Cervantes Dias (Doutora em Clínica Odontológica) e Profª Mirella Giongo (Mestre em Odontologia Social) e com a participação da Profa. Drª Silvia Gonçalves da FO-UFRJ (Presidente do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística) e do Prof Dr Paulo César da FOUSP e Presidente da ADM - Academy of Dental Material.

A Mesa apresentou e discutiu a Convenção de Minamata e o impacto do mercúrio no meio ambiente, assim como, as exigências e consequências relativas aos protocolos de compra, uso e descarte do amálgama de prata na Clínica Odontológica brasileira. A discussão contou com a contribuição da Profª Drª Maria Cynésia M. de Barros, Diretora da Faculdade de Odontologia e Mestre em Saúde Pública,e dos profs de Materiais Dentários Prof. Dr. Ivo Correa e Prof. Dr. Marcos Schroeder, e também do Sr Vagner de Araújo Monteiro Coordenador de Saúde Bucal do Município do Rio de Janeiro, além de cirurgiões-dentistas da rede municipal de saúde, graduandos e pós - graduandos da Faculdade de Odontologia que participaram ativamente do debate permitindo a reflexão sobre o papel fundamental da universidade articulada ao SUS na parceria ensino-serviço, como estratégia prioritária na formação de recursos humanos e desenvolvimento de protocolos e novas tecnologias que permitam a identificação de materiais dentários eficazes para uma clínica odontológica eficiente para a realidade brasileira. A Profª Drª Cynésia Medeiros, no papel de Diretora da Faculdade de Odontologia evidenciou a relevância do encontro entre os atores do serviço público SUS e da Faculdade de Odontologia para o fortalecimento da parceria histórica para formação e educação permanente de recursos humanos, assim como, o desenvolvimento de pesquisas odontológicas tendo como perspectiva a saúde da população brasileira e a sustentabilidade ambiental.

Tags: mesa redonda, Evento, Jornada Acadêmica ,