O COI completa mais um ano em março de 2018 com ótimos resultados

O Projeto de Extensão COI – Consultórios Odontológicos Itinerantes e Programa Saúde Na Escola: Uma Estratégia de Atenção à Saúde Bucal com Integralidade, Multidisciplinaridade, Ação Social e Cidadania – é uma iniciativa da Faculdade de Odontologia da Universidade do Rio de Janeiro (FO-UFRJ) em parceria com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem promovido saúde bucal e solucionado necessidades de tratamento odontológico de forma integral de alunos de escolas públicas municipais. As atividades ocorrem no ambiente escolar, principalmente através dos Mutirões de Saúde, e também em consultórios odontológicos do Projeto.

Em março de 2017, um contêiner com dois consultórios odontológicos foi instalado na prefeitura da Cidade Universitária da UFRJ, servindo de base para o trabalho da equipe do COI, permitindo a ampliação da abrangência do projeto. O Projeto tem coordenação geral da Profa. Titular Ivete Pomarico de Souza e coordenação executiva dos odontólogos Fernanda Barja-Fidalgo e Thomaz Kauark Chianca, contando com o apoio de uma ampla equipe de trabalho entre funcionários e alunos de graduação e pós-graduação.

Neste último ano, o projeto ampliou suas atividades para três escolas municipais. Além do CIEP Henfil, localizado no bairro do Cajú, que já estava incluído no Projeto desde 2014, foram atendidos os escolares da (i) Escola Municipal Tenente Antônio João (EMTAJ), localizada na Ilha do Fundão, (ii) Escola Municipal Medalhista Olímpico Lucas Saatkamp (EMMOLS), localizada na Maré, e (iii) Escola Municipal Tenente Pedro de Lima Mendes (EDI Tijolinho), localizada na Ilha do Governador. Ademais, com o objetivo de qualificar os dentistas da rede municipal, a equipe do Projeto criou, em agosto de 2017, o curso de extensão “Aperfeiçoamento em Odontopediatria no Âmbito da Saúde Pública”. Foram oferecidas quatro vagas para dentistas que atuam nas clínicas de saúde da família das áreas programáticas onde o projeto atua, A.P. 1.0 e 3.1.

No último ano foram realizados três Mutirões de Saúde com levantamento das necessidades odontológicas, ações de educação em saúde, escovação supervisionada e tratamentos minimamente invasivos – tratamento restaurador atraumático (TRA) e selantes. Ao todo, foram examinados 1064 escolares, realizados TRA em 717 dentes e selantes em 441 dentes. Essas atividades envolveram diretamente, 53 alunos de graduação, 86 alunos de pós-graduação, 7 docentes e 2 odontólogos da FO-UFRJ, além de 11 dentistas, 1 técnico de saúde bucal, 7 auxiliares em saúde bucal, 14 agentes comunitários de saúde da rede da Secretaria Municipal de Saúde da cidade do Rio de Janeiro.

Neste mesmo período os consultórios do COI fizeram 444 atendimentos odontológicos onde foram realizadas atividades educativas em grupo, escovação dental supervisionada, aplicação profissional de flúor (338), radiografias (105), aplicação de selante (196), restauração em dentes decíduos (65) e permanentes (34), acesso endodôntico em dentes permanentes (3), raspagem, alisamento e polimento supragengivais (58), e exodontias de dentes decíduos (107) e permanentes (2). 

Ao longo deste período, atividades de promoção de saúde foram realizadas no auditório do Centro de Referência da Mulher – Suely Souza de Almeida na prefeitura da UFRJ, com os professores, escolares e os responsáveis da EMMOLS, tendo sido examinados 63 escolares. Em fevereiro e março de 2018 foi feito o levantamento das necessidades odontológicas de 308 pré-escolares do EDI Tijolinho e 255 escolares da EMTAJ.

Os consultórios do COI também oferecem atendimento odontológico básico a servidores e alunos da UFRJ. Este atendimento é realizado às sextas-feiras pelo Dr. Luiz Eduardo Magioli e Mello contribuindo assim para a melhoria das condições de saúde bucal dos funcionários e alunos que têm dificuldade de acesso a outros serviços odontológicos. Na Equipe de trabalho contamos com a gerência administrativa da Servidora Denise Esteves de Souza Dores e diversos estudantes de graduação e pós-graduação atuando em atividades clínicas e de extensão.

A Profa. Dra. Maria Cynésia M. de Barros, Diretora da Faculdade de Odontologia, com base nesses resultados, enfatiza que o Projeto, além de oferecer atendimento odontológico integral, vêm contribuindo para a diminuição da demanda reprimida de tratamento odontológico dos escolares, levando a melhoria das condições de saúde bucal desses escolares. As ações do COI tem proporcionado um espaço de formação diferenciada e mais completa, com ênfase na saúde coletiva, para alunos de graduação e pós-graduação da FO-UFRJ. Desta forma, colabora diretamente para aproximar o público acadêmico à realidade de uma parcela significativa da população, permitindo a alunos de graduação e pós-graduação uma formação mais crítica e humanitária, com uma perspectiva mais ampliada de visão de mundo.

            Como mais um resultado do Projeto, foram apresentados os seguintes trabalhos científicos na 8ª. Semana de Integração Acadêmica da UFRJ em 2017:

- “Os super-alimentos”: promovendo saúde através de história em quadrinhos.

- PROJETO CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO ITINERANTE: Relato de uma parceria de sucesso entre universidade, comunidade e serviço público na promoção de saúde bucal de escolares da Escola Municipal Tenente Antônio João. (Premiado com Menção Honrosa)

- Mutirões de Saúde no CIEP Henfil: Promoção, Prevenção e Recuperação da saúde bucal no ambiente escolar. (Premiado com Menção Honrosa)