I Campanha de Prevenção em Estomatologia na UFRJ

campanha 1Na terça-feira, dia 25 de outubro de 2016, foi realizada a I Campanha de Prevenção em Estomatologia UFRJ, no hall de entrada do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A realização do evento foi uma parceria do Programa de Saúde Bucal Especial do HUCFF e do Departamento de Patologia e Diagnósico Oral da Faculdade de Odontologia, ambos da UFRJ.

Os objetivos da campanha foram explicar o que é a ESTOMATOLOGIA, especialidade da odontologia que diagnostica e trata de doenças das estruturas bucais e peribucais, e também detectar possíveis alterações bucais nos indivíduos que participarem, divulgando os serviços dessa especialidade na UFRJ.

Neste evento, houve participação de 62 acadêmicos, 20 profissionais de odontologia (professores da Faculdade de Odontologia, cirurgiões-dentistas do HUCFF e atendentes dos dois setores), além da colaboração de profissionais de assistência social e de toda estrutura de suporte das duas unidades da UFRJ participantes.

campanha 4

Foram distribuídos folhetos informativos a respeito da Estomatologia e das principais doenças de boca, para indivíduos que estiverem passando pelo local. Além disso, a equipe de trabalho realizou exames bucais preventivos em 254 participantes. Os indivíduos que apresentaram alguma condição bucal com necessidade de tratamento pelo estomatologista foram encaminhados para o Ambulatório do Programa Saúde Bucal Especial, na sala 144, do HUCFF, quando tinham prontuário no HUCFF, ou para a Clínica de Estomatologia da Faculdade de Odontologia, quando não eram pacientes do hospital. . Na maioria das vezes, essas condições eram assintomáticas e o indivíduo desconhecia que apresentava alguma alteração na boca.

O evento contou com o apoio e suporte da direção destas das unidades da UFRJ participantes, além da Sociedade Brasileira de Estomatologia (SOBEP) e Patologia Oral, da Lifetime Design, e do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ). O evento teve a aprovação da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ.

Parabéns a todos os envolvidos nesta campanha.

campanha 2v3

campanha 3

campanha 5v3

campanha 6v2