Graduação

Disciplinas Obrigatórias

Saúde e Sociedade

Professor Responsável: Mirella Giongo
1. Ementa
Conceitos de saúde e doença - Origem e evolução dos serviços de saúde. Historicidade do processo saúde-doença. História das políticas de saúde no Brasil. Fundamentos das Ciências Sociais. A sociologia da saúde e da doença e o contexto social – importância da integração da sociologia no campo da saúde e suas implicações sociais. Psicologia da saúde: conceituação, enfoques teóricos e metodológicos. Representações culturais de saúde e doença. Fundamentos da Antropologia. O conceito ocidental de Antropologia Filosófica. Relação entre a ciência Antropológica e a questão da saúde. Antropologia da Saúde. A Antropologia de saúde no Brasil. O campo de estudo da antropologia médica. Cultura como conceito antropológico. A cultura e o processo saúde-doença. A dimensão social e cultural da saúde e da doença. As teorias filosóficas sobre a natureza humana e suas concepções de saúde, doença e morte. A dialética do corpo : corpo ,saúde, doença e morte: cognição e linguagem. A saúde-doença no contexto da diversidade. A problemática da enfermidade, a doença e do fenômeno meio da na história das tradições teórico-metodológicas da Antropologia. Dimensões socioculturais das Práticas relativas à Saúde. Novas tendências da Antropologia Filosófica e o profissional da saúde. Outras práticas médicas: tradição, religião e cultura popular. Instituições médicas e seus discursos. Sistemas de Saúde.

2. Carga Horária sem./aluno: Carga-horária Teórica: 45h
3. Pré-requisitos: Não há.
4. Número de créditos- 04

Território, Comunidade e Saúde EXT

Professor Responsável: Mirella Giongo

1. Ementa: A disciplina Território Comunidade e Saúde se caracteriza como atividade de extensão com atuação nos territórios adscritos de Atenção Básica/Clínicas de Saúde da Família do Município do Rio de Janeiro e na Vila Residencial da Ilha do Fundão/UFRJ. São desenvolvidas ações de educação popular em saúde numa abordagem crítica e reflexiva sobre os condicionantes e determinantes da saúde de indivíduos, famílias e comunidade em áreas com alta vulnerabilidade socioeconômica e cultural. Este RCS está integrado ao Projeto de Extensão Território Comunidade e Saúde que busca atuar na inter-relação do campo da saúde e os aspectos relativos à sustentabilidade, educação ambiental e as variáveis sócio-demográficas, históricas e culturais da população brasileira, principalmente no que tange aspectos a miscigenação afro-brasileira e indígena.

2. Carga Horária sem./aluno: Carga-horária Extensão: 45h
3. Pré-requisitos: Não há
4. Número de crédito: 01

Deontologia Odontológica

Professor Responsável: Marcia Pereira Simões
Professor Colaborador: Andreia Cristina Breda de Souza

1. Ementa: A disciplina apresenta aos alunos a importância e a estrutura dos Conselhos de Odontologia; os requisitos e aspectos ético-legais do exercício da Odontologia; a legislação relativa à área de competência da profissão de cirurgião-dentista, profissões para-odontológicas e estágio de estudante em Odontologia, bem como interpreta e promove a discussão do Código de Ética da profissão.

2. Carga Horária sem./aluno: Carga-horária Tórica: 15h
3. Pré-requisitos: Não há
4. Número de créditos- 01

Odontologia Social

Professor Responsável: Elson Fontes Cormack
Professor Colaborador: Rosiangela Ramalho de Souza Knupp

1. Ementa: A Sociedade odontológica e seus órgãos de classe, os processos de educação odontológica e a estrutura universitária. A saúde bucal coletiva e sua relações com outros ramos da Odontologia, o processo saúde - doença e a prevalência das principais doenças, bem como as ferramentas epidemiológicas para mensuração das principais doenças bucais, hierarquizando os problemas em saúde pública. O Sistema Único de Saúde, sua história e evolução. Atividades de extensão junto ao Programa de Saúde do Trabalhador. Experiências de atividades de extensão no SUS.

2. Carga Horária Total sem./aluno: 60h (Carga-horária Tórica 30h; Carga-horária Extensão 30h)
3. Pré-requisitos: Não há
4. Número de créditos: 03

Odontologia Preventiva

Professor Responsável: Urubatan Vieira de Medeiros
Professor Colaborador: Inger Teixeira de Campos Tuñas

1. Ementa: Filosofia de promoção de saúde. Caracterização e hierarquização de problemas em Odontologia. Níveis de prevenção e aplicação. Processo educativo em saúde. Doença cárie: conceitos, etiologia, diagnóstico, reequilíbrio do meio bucal, epidemiologia. Fatores que interferem na DESxRE: flúor. Métodos de aplicação tópica de flúor- Auto-aplicação. Métodos de aplicação tópica de flúor – Aplicação profissional. Métodos de uso coletivo de flúor. Fatores que interferem na DESxRE: dieta. Fatores que interferem na DESxRE: saliva. Erosão dental. Odontologia Minimamente Invasiva. Doença periodontal: etiologia, epidemiologia, indicadores, controle em Promoção de Saúde. Câncer bucal: etiologia, epidemiologia, métodos preventivos. Má-oclusão: etiologia, epidemiologia, métodos preventivos. Anomalias congênitas: etiologia, epidemiologia, métodos preventivos. Fluorose: etiologia, prevenção, tratamento. Políticas públicas de promoção de saúde. Doenças ocupacionais do CD e sua prevenção. Protocolo clínico em promoção de saúde. Atividade clínica pautada em atenção básica, seguindo o protocolo de promoção de saúde.

2. Carga Horária Total sem./aluno: 75h (Carga-horária Tórica 30h; Carga-horária Extensão 45h)
3. Pré-requisitos: O Social, Cirurgia II, Periodontia II, Patologia Oral II e Dentística II
4. Número de créditos: 03

Orientação Profissional em Odontologia

Professor Responsável: Maria do Céu Pinto do Amaral
Professor Colaborador: Andreia Cristina Breda de Souza

1. Ementa: Mercado de trabalho em Odontologia e suas perspectivas; Princípios de simplificação e racionalização do trabalho em Odontologia; Pessoal auxiliar em Odontologia; Odontologia a 4 mãos; Localização, instalação, organização e supervisão do consultório; A ergonomia na prática odontológica; Administração, planejamento e avaliação de serviços odontológicos; Alvará, pessoa física e jurídica, honorários profissionais, obrigações fiscais e legais do cirurgião-dentista; Formas de organização e pagamento em Odontologia; Comunicação, educação, motivação. As relações humanas e sua importância na relação paciente/equipe odontológica; Marketing em Odontologia. Experiências de atividades de extensão no SUS.

2. Carga Horária Total sem./aluno: 45h (Carga-horária Tórica 15h; Carga-horária Extensão 30h)
3. Pré-requisitos: Deontologia (ODS351); Odontologia Social (ODS251)
4. Número de créditos – 03

Clínica de Promoção de Saúde I

Professor Responsável: Inger Teixeira de Campos Tuñas
Professor Colaborador: Sonia Groisman, Rosiangela Ramalho de Souza Knupp, Urubatan Vieira de Medeiros, Maria do Céu Pinto do Amaral, Elson Fontes Cormack

1. Ementa: Mercado de trabalho em Odontologia e suas perspectivas; Princípios de simplificação e racionalização do trabalho em Odontologia; Pessoal auxiliar em Odontologia; Odontologia a 4 mãos; Localização, instalação, organização e supervisão do consultório; A ergonomia na prática odontológica; Administração, planejamento e avaliação de serviços odontológicos; Alvará, pessoa física e jurídica, honorários profissionais, obrigações fiscais e legais do cirurgião-dentista; Formas de organização e pagamento em Odontologia; Comunicação, educação, motivação.  As relações humanas e sua importância na relação paciente/equipe odontológica; Marketing em Odontologia. Experiências de atividades de extensão no SUS.

2. Carga Horária Total sem./aluno: 45h (Carga-horária Extensão 45h)
3. Pré-requisitos: Odontologia Preventiva; Clínica Integrada III
4. Número de créditos: 01

Odontologia Legal

Professor Responsável: Marcia Pereira Simões
Professor Colaborador: Andreia Cristina Breda de Souza

1. Ementa: A disciplina apresenta aos alunos o campo de atuação do cirurgião-dentista como perito na área cível, criminal, trabalhista e em sede administrativa, bem como as principais perícias odontológicas realizadas em cada uma das referidas áreas do Direito. Além disso, aborda assuntos como a elaboração da documentação clínica e de relatórios periciais; consentimento livre e esclarecido; traumatologia forense; honorários profissionais; segredo profissional; responsabilidade profissional; identidade e identificação; tanatologia forense; necropsia médico-legal e odontolegal; suas respectivas implicações éticas e legais.

2. Carga Horária Total sem./aluno: 45h (Carga-horária Tórica 45h)
3. Pré-requisitos: Orientação Profissional
4. Número de créditos:01

Estágio Supervisionado Extramuros - 9º período

Professor Responsável: Mirella Giongo Galvão da Silva

1. Ementa: Estágio em Unidades da Rede de Atenção em Saúde do município do Rio de Janeiro com atuação nos três níveis de atenção na rede SUS/RJ: Clínicas de Saúde da Família (Estratégia de Saúde da Família), Centros Municipais de Média Complexidade Odontológica – Centros de Especialidades Odontológicas e Hospitais Municipais.  Cuidado em saúde bucal integral através da atuação interprofissional em equipes multiprofissionais. Em cada nível de atenção serão desenvolvidos: acolhimento/ diagnóstico de risco situacional em saúde; construção do projeto terapêutico e cuidado integral em saúde a partir da lógica de redes de atenção à saúde. Atuação no campo da saúde coletiva e na clínica odontológica através do trabalho em equipe na perspectiva integral do cuidado em saúde.

2. Carga Horária Total sem./aluno: 45h (Carga-horária Tórica 45h)

3. Pré-requisitos: Clínica Integrada III
4. Número de créditos: 03

Estágio Supervisionado Extramuros - 10º Período

Professor Responsável: Inger Teixeira de Campos Tuñas
Professor Colaborador: Sonia Groisman, Rosiangela Ramalho de Souza Knupp, Urubatan Vieira de Medeiros, Maria do Céu Pinto do Amaral, Elson Fontes Cormack

1. Ementa: Atenção básica em saúde bucal. Condicionantes sócio-econômico-culturais do processo saúde-doença. Processo educativo em saúde. Importância do auto-cuidado.  Odontologia de Promoção da Saúde - bases biológicas e aspectos clínicos. Reequilíbrio e controle do meio bucal. Materiais odontológicos relacionados à prática clínica. Odontologia minimamente invasiva.  Proteção do complexo dentino-pulpar. Preparos e restaurações diretas de lesões cavitadas. Experiências de atividades de extensão. Atendimento clínico supervisionado.

2. Carga Horária Total sem./aluno: 45h (Carga-horária Extensão 45h)
3. Pré-requisitos: Clínica Integrada III
4. Número de créditos: 03

RCS – Estágio Supervisionado em Odontologia

Disciplinas Eletivas  

Saúde da Família

Professor Responsável: Mirella Giongo

1. Ementa: A Disciplina Eletiva de Atenção Primária Saúde da Família têm por objetivo promover o desenvolvimento de competências e habilidades relativas aos processos de trabalho inerentes à Atenção Básica/Estratégia de Saúde da Família, visando oferecer ao graduando de odontologia a oportunidade de vivenciar a complexidade interdisciplinar e intersetorial deste nível de cuidado, mediante a disseminação de valores e conceitos que fundamentam a atenção em rede de saúde através do contato com a realidade local, preconizando-se uma prática humanizada e resolutiva baseada nas necessidades epidemiológicas e sociais da população, visando a formação de recursos humanos que efetivamente contribuam para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos usuários do SUS.  

2. Carga Horária Total sem./aluno: 45h (Carga-horária Teórica 15h; Carga horária de extensão 30h)
3. Pré-requisitos: RCS – Trabalho de Campo e Atenção Primária em Odontologia
4. Número de créditos: 02

Cariologia Online

Professor Responsável: Sonia Groisman

1. Ementa: Este curso visa dar informações atualizadas ao acadêmico relacionadas com a cariologia, relacionando aspectos básicos da etiologia com o desenvolvimento e controle da doença cárie. Com essas informações, o egresso clínico será capaz de identificar os pacientes em função do risco e da atividade da doença cárie, através diagnósticos de cárie dentária de acordo com os conceitos atuais e os adequem à prática clínica e estabelecer um tratamento individualizado. Em função do grau de progressão da doença cárie, serão fornecidas informações sobre tratamentos não invasívos, que podem atuar evitando a colonização, a cavitação e ou limitando os danos, direcionando ao acadêmico para uma filosofia de promoção de saúde.

2. Carga Horária Total sem./aluno: 45h (Carga-horária Teórica 45h)
3. Pré-requisitos: Microbiologia; Radiologia
4. Número de créditos – 02

Sessões clínicas de Perícias em Odontologia

Professor Responsável: Andreia Cristina Breda de Souza
Professor Colaborador: Casimiro Abreu Possante de Almeida

1. Ementa: Perícia odontológica, seus dilemas e controvérsias. Odontologia legal baseada em evidências.

2. Carga Horária Total sem./aluno: 30h (Carga-horária Teórica 30h)
3. Pré-requisitos: Deontologia; Odontologia Legal
4. Número de créditos: 02

Odontologia do Trabalho

Professor Responsável: Maria do Céu Pinto do Amaral
Professor Colaborador: Urubatan Vieira de Medeiros

1. Ementa: Estuda as bases filosófico-conceituais de saúde do trabalhador, sua regulamentação, organização e operacionalização no Brasil. Discute princípios de ergonomia, salubridade ambiental e segurança do trabalho, identifica patologias ocupacionais de interesse odontológico, seus agentes causais, diagnóstico, prevenção e controle. Apresenta a Odontologia do Trabalho integrada ao contexto da Saúde do Trabalhador, definindo o perfil do especialista e ressaltando sua utilidade para o generalista. Discute, ainda a Odontologia do Esporte, visto que o atleta profissional é uma categoria especial de trabalhador com peculiaridades e especificidades diferenciadas dos trabalhadores em geral.

2. Carga Horária Total sem./aluno: 30h (Carga-horária Teórica 30h)
3. Pré-requisitos: Odontologia Social; Deontologia Odontológica; Patologia Oral II; Estomatologia II
4. Número de créditos: 02

Introdução à Homeopatia para Cirurgiões-Dentistas

Professor Responsável: Maria do Céu Pinto do Amaral

1. Ementa: História da Homeopatia. Conceito de Energia Vital. Leis e Princípios Básicos da Homeopatia. Conceituação Homeopática de Saúde, Enfermidade, Enfermo e Cura. Estudo do Terreno. O Crônico e o Agudo em Homeopatia. Estudo clínico-dinâmico e fisiopatológico da Matéria Médica Pura e Comparada. Policrestos. Bioterápicos. Medicamentos circunstanciais. Homeopatia como terapêutica Preventiva. Homeopatia em Saúde Pública
.
2. Carga Horária Total sem./aluno: 30h (Carga-horária Teórica 30h)
3. Pré-requisitos: Odontologia Social; Periodontia; Estomatologia I
4. Número de créditos: 02

Introdução à Pesquisa Científica em Odontologia Preventiva

Professor Responsável: Sonia Groisman
1. Ementa: Discutir a aplicação de recursos da informática e da Internet na atualização científica e no exercício profissional da odontologia.

2. Carga Horária Total sem./aluno: 30h (Carga-horária Teórica 30h)
3. Pré-requisitos: Clínica Integrada I
4. Número de créditos: 01

Informática em Odontologia

Professor Responsável: Elson Fontes Cormack

1. Ementa: A Disciplina de Introdução a Pesquisa Cientifica, introduz o aluno os conceitos de Metodologia científica em Odontologia Preventiva; planejamento da pesquisa; revisão bibliográfica; coleta e análise de dados de uma pesquisa; conclusão e divulgação dos resultados obtidos. Experiências de atividades de extensão no SUS.

2. Carga Horária Total sem./aluno: 30h (Carga-horária Teórica 08h; Carga horária Prática 12h; Carga horária de Extensão 10h)
3. Pré-requisitos: Odontologia Social
4. Número de créditos: 02

Introdução à Pesquisa Científica em Odontologia Legal

Professor Responsável: Sonia Groisman

1. Ementa: Discutir a aplicação de recursos da informática e da Internet na atualização científica e no exercício profissional da odontologia.

2. Carga Horária Total sem./aluno: 30h (Carga-horária Teórica 30h)
3. Pré-requisitos: Clínica Integrada I
4. Número de créditos: 01