Faculdade de Odontologia da UFRJ - Odontopediatria


    

Calendário de Defesas de Teses 2015

  

Nota de falecimento do Dr. Ralph McDonald  

  

Ralph E. McDonald  (1920 – 2015)

Diretor emérito da Faculdade de Odontologia da Universidade de Indiana, 94 anos, natural de Indianapolis e mais tarde Sanibel Island, Florida, e Bloomington, Indiana, faleceu em 20 de fevereiro de 2015. O Dr. McDonald, um educador de odontologia pediátrica de renome internacional, foi peça fundamental para desenvolver o que agora é conhecido como o Programa de Pós-graduação em Odontopediatria, no Departamento de Odontologia Pediátrica do Hospital de Crianças Riley em Indianapolis, sendo ainda mundialmente considerado como o "Pai da Odontopediatria". Ele foi autor ou co-autor de pelo menos 21 livros, além de muitos outros artigos científicos. Antes e depois de sua aposentadoria, também foi editor da prestigiosa revista norte-americana Pediatric Dentistry.

O Dr. McDonald nasceu em Indianapolis, Indiana, em 12 de Maio de 1920, filho de Earl  Addie (Cottom) McDonald. Graduou-se na Arsenal Technical High School, em Indianapolis, Indiana, em 1938, onde conheceu sua futura esposa, Sarah Jane Wyatt. Em 1942, ele recebeu seu diploma de graduação da Universidade de Indiana, onde ele se tornou membro da Alpha Tau Omega fraternidade; ele e Sarah Jane se casaram naquele verão. Em dezembro de 1944, foi agraciado com o grau de D.D.S. (cirurgião-dentista) pela Faculdade de Odontologia da Universidade de Indiana, em um programa acelerado durante a Segunda Guerra Mundial, completando o programa de quatro anos em dois anos e quatro meses. Depois de receber seu título, o Dr. McDonald foi contratado como instrutor na Marinha. Após treinamento adicional no National Naval Medical Center, em Bethesda, Maryland, ele atuou como  dentista no navio de transporte de tropas USS Admiral Sims, até se desligar da Marinha em 1946 como tenente do Dental Corps.

O Dr. McDonald foi nomeado instrutor da Clínica de Odontologia para Crianças da Indiana University em 1946, onde se tornou um pioneiro no início do Programa de Odontopediatria. Depois de receber um diploma de M.S.D. (mestrado) pela Universidade de Indiana, em 1951, o Dr. McDonald foi nomeado presidente do Departamento de Odontologia Infantil em 1952. Em seguida, ele atuou em várias linhas acadêmicas e foi nomeado decano da Faculdade de Odontologia da Universidade de Indiana, em 1969. Depois de servir a esta escola com grande distinção por quase 40 anos, incluindo 17 anos como Diretor, o Dr. McDonald aposentou-se em 1985. Poucos meses antes de sua aposentadoria, ele foi premiado com um doutorado honorário da Indiana State University.

O Dr. McDonald recebeu inúmeras homenagens por parte das organizações profissionais e de serviços da qual ele era membro, incluindo a Distinguished Service Award da Sociedade Americana de Odontopediatria em 1972; Ex-aluno do Ano em 1985 da Escola de Odontologia da Universidade de Indiana e Ex-aluno do Ano de 1988 da Arsenal Technical High School. O Dr. McDonald era um Fellow do American College of Dentists e Presidente da Secção Indiana; membro do Colégio Internacional dos Médicos Dentistas; e Diplomado pelo American Board of Pediatric Dentistry. Recentemente, ele também foi premiado com a Maynard K. Hine  Award dos Líderes e Ex-Alunos da Universidade de Indiana e aceito na sociedade como o mais prestigioso reconhecimento da Universidade de Indiana, o Círculo Indiana University Presidents.

Sob o mantra de "aposentar de algo para algo", ele continuou como editor de Odontopediatria por um muitos anos. Até recentemente, o Dr. McDonald permaneceu como co-autor do livro “Odontologia para a Criança e o Adolescente”, que ele criou e foi publicado originalmente em 1963 e reconhecido como o livro didático de Odontopediatria mais utilizado nas Faculdades de Odontologia. Este ano, a 10ª edição do livro, o torna o livro mais duradouro  de odontologia infantil do mundo.

Após a aposentadoria, ele foi para Sanibel Island (Flórida) que se tornou sua residência principal, mantendo porém outra residência no Centro de Aposentadoria Meadowood em Bloomington, Indiana. O Dr. McDonald era um apoiador e entusiasta dos esportes na Indiana University ao longo da vida. Em Sanibel ele gostava de passeios de barco, pesca e andar de bicicleta sobre os muitos caminhos da ilha; ele particularmente gostava de partilhar a beleza de Sanibel com visitas a familiares e amigos. Dr. McDonald era um homem de grande fé que sustentou e guiou-o ao longo de sua vida pessoal e profissional, bem como através de sua doença final.

O  Dr. McDonald foi abençoado por viver uma vida longa e repleta e foi cercado por aqueles que ele amou e que o amavam até a sua passagem. Ele fará falta.

Sarah Jane, sua amada esposa de quase 58 anos, precedeu o Dr. McDonald em sua morte em 2000. Deixaram 3 filhos, sendo eles o Dr. John McDonald, Cincinnati, OH; Dr. Scott McDonald, Fishers, IN; e Barbara Dean, Indianapolis, IN; sete netos e seis bisnetos. Deixou também Joanne Muncey (Cleveland, OH), a sua muito amada companheira dos últimos 14 anos, que lhe trouxe grande felicidade e consolo.

Publicado originalmente no “The Indianapolis Star” em 24/02/2015

Traduzido por Rogerio Gleiser

 


  
         

      

 
 
 
Joomla extensions by Siteground Hosting