O que é a Faculdade de Odontologia?

FACULDADE DE ODONTOLOGIA 82 ANOS DE TRADIÇÃO. O Curso de Odontologia criado em 1884, anexo a Faculdade de Medicina, formalizou sua autonomia transformando- se em instituição, através do decreto nº 23.512 tornando-se Faculdade de Odontologia da UFRJ, em 28 de Novembro de 1933.

A Faculdade de Odontologia da UFRJ oferece o Curso de Graduação em Bacharel em Odontologia, cursos de extensão, especialização, mestrado, e doutorado, bem como, prestação de serviços odontológicos à comunidade, tais como: atendimento clínico e/ou cirúrgico, realização de exames complementares de radiografia e laboratoriais para diagnóstico de doenças da cavidade oral.

A Unidade é composta pela Direção e setores ligados a ela e por cinco departamentos: Patologia e Diagnóstico Oral; Odontologia Social e Preventiva; Odontopediatria e Ortodontia; Clínica Odontológica; e Prótese e Materiais Dentários.

A Instituição conta com aproximadamente 171 servidores, entre professores e técnicos administrativos. Desde a sua criação, a Faculdade vem desenvolvendo um importante trabalho de ensino, pesquisa e extensão, promovendo assistência às comunidades.

Para a formação profissional julgamos que a integridade, a multidisciplinaridade são ingredientes essenciais para atenção em saúde.

Todo tratamento oferecido nas clínicas da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FO/UFRJ) será executado por alunos devidamente matriculados no curso de Graduação, Pós Graduação e Extensão em Odontologia desta Faculdade, sob supervisão e orientação dos Professores, Odontólogos, Estagiários (cirurgiões-dentistas formados sem vínculo empregatício) e Monitores (alunos que já cursaram a disciplina em que estão atuando).