Exame clínico e plano de tratamento com radiografias. Manejo da criança no Consultório. Desenvolvimento e morfologia dos dentes decíduos. Diagnóstico, prevenção e controle da cárie dentária. Anestesia local em Odontopediatria. Restaurações preventivas e odontologia restauradora em dentes decíduos e permanentes. Tratamento de cáries profundas. Traumatismo em dentes anteriores. Exodontia de dentes decíduos. Biogênese das dentições. Manutenção de espaço. Atendimento ao pacientes com necessidade especial e terapêutica medicamentosa.
2. OBJETIVOS GERAIS DO CURSO
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de: identificar e compreender os diversos tipos de comportamento infantil; realizar exame dos tecidos moles e duros da cavidade oral, diagnosticar maloclusão e cárie dentária; avaliar o contato prévio do paciente com medidas preventivas da cárie dentária; traçar, com o auxílio de radiografias, o plano de tratamento; conhecer a época de formação, morfologia e cronologia de erupção dos dentes decíduos e permanentes e realizar medidas preventivas e curativas em crianças de 6 a 12 anos com o objetivo de promover e manter a Saúde Bucal.
Os alunos do 2º Ano do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (Área de Concentração em Ortodontia) farão parte do Corpo Docente da Disciplina de Ortodontia, conforme o Projeto de Integração Graduação x Pós-Graduação.
3. PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS
Aulas expositivas e demonstrativas com recursos audiovisuais; dinâmicas em grupo e fóruns científicos e de casos clínicos. Atendimento clínico a pacientes de 6 a 12 anos, com supervisão de Professores da Disciplina e Mestrandos do 2º ano.
4. CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DO APROVEITAMENTO
Duas notas de avaliação teórica escrita valendo de 0 a 10 pontos (1ª. teórica com peso 2 e 2ª. teórica com peso 3).
Uma nota de avaliação clínica semestral, valendo de 0 a 10 pontos (peso 1).
Uma nota de avaliação de mesas clínicas (direcionadas a orientar os pais/responsáveis das crianças quanto à saúde bucal) e fórum de casos clínicos, valendo de 0 a 10 pontos (peso 1). Esta nota é dada por um professor, no qual o aluno é conceituado (A-excelente, B-bom, C-regular, D-deficiente, E-insuficiente) com relação aos seguintes ítens: Apresentação, Pontualidade, Relações interpessoais, Interesse, Qualidade do material apresentado, Conteúdo da apresentação.
Esta nota de clínica será a média aritmética das notas (de 0 a 10) referentes ao somatório das avaliações diárias, nas quais o aluno é conceituado (A- excelente, B- bom; C- regular, D- deficiente, E- insuficiente) por um supervisor de clínica com relação aos seguintes itens: Pontualidade; Apresentação (uniforme e instrumental; Biosegurança); Relações interpessoais (com pacientes, pais, colegas e professores); Interesse, Qualidade do procedimento técnico; Habilidade (durante as atividades e grau de dependência em relação à anestesia, isolamento absoluto, manejo do comportamento, entre outros). Este conceito será convertido em notas de acordo com cada procedimento realizado, sendo os conceitos utilizados para as devidas ponderações, no qual:
A- peso 1,0
B – peso 0,8
C – peso 0,6
D – peso 0,4 (repetir o trabalho)
E – peso 0,2 (repetir o trabalho)
Para tanto, os procedimentos clínicos serão valorizados segundo a sua complexidade. O valor de cada procedimento estará discriminado no diário de avaliação clínica dos alunos e no mural da Disciplina.
Uma produção mínima deverá ser realizada para que o aluno receba nota 5,0: 5 Exames, 5 profilaxias, 5 aplicações de flúor, 3 restaurações e 3 exodontias. Quanto maior a produção e maior a assiduidade, maior será a nota do aluno. Ao final do semestre, as notas de avaliação teórica e clínica serão somadas e será feito a média ponderada, obtendo-se a média final do aluno.
OBSERVAÇÕES:
Cada aluno da Disciplina de Odontopediatra I deverá realizar, no mínimo, dois atendimentos semanais, perfazendo, ao final do período, um total, mínimo, de 30 atendimentos, sendo no mínimo 15 atendimentos como dentista e 15 como auxiliar.
Em caso de falta justificada do aluno, sua nota prática quanto a assiduidade não será prejudicada,
Em casos de atraso do aluno às atividades práticas na clínica superior a quinze minutos, o mesmo será notificado na ficha de produção e a nota diária referente ao procedimento será rebaixada quando na computação das notas, ou seja, caso o aluno tenha recebido conceito B, sua nota será compatível com o conceito C. Caso o atraso implique no não atendimento ao paciente, o aluno será considerado faltoso.
Em caso de falta do paciente o aluno não será punido e poderá ser avaliado como auxiliar.
As aulas práticas serão realizadas em dupla. Caso um componente da dupla falte, o segundo componente passa a ser, automaticamente, responsável pelo paciente do aluno faltoso.
A assinatura da freqüência da aula teórica será realizada entre 07:45 e 08:00 horas, sendo considerados faltosos aqueles alunos que não assinaram à mesma.
A chamada da aula prática será realizada, impreterivelmente, às 09:15 horas e às 14:45 horas (com tolerância de 15 minutos), sendo considerados faltosos aqueles alunos que não responderem à mesma
5. HORÁRIOS
Aula Teórica: 3ª feiras de 8h00 às 8h50 horas
Aula Prática: Turma A – 3ª feiras de 14h30 às 16h45 horas e 5ª feiras de 09h00 às 12h00 horas
Turma B – 3ª feiras de 09h15 às 12h00 horas e 5ª feiras de 14h30 às 16h45 horas
6. PRÉ-REQUISITO
Ortodontia (ODO – 441 P); Dentística Operatória IV ( ODC – 426 P)
7. CRÉDITOS
Hora/Aluno Semanal | Hora/Aluno Global | Total | |
Teórica | 50 minutos | 1 crédito – 15 horas | 3 créditos
105 horas |
Prática | 4 horas e 30 minutos | 2 créditos – 90 horas |
8. CORPO DOCENTE
Andréa Gonçalves Antonio
Aline de Almeida Neves
Gloria Fernanda Castro
Ivete Pomarico Ribeiro de Souza
Laura Salignac de Souza Guimarães Primo
Luciana Pomarico
Lucianne Cople Maia de Faria
Marcelo de Castro Costa
Rogério Gleiser
Disciplina de Odontopediatria
Secretário Geral: Robson Clóvis de Azevedo
Telefone da secretaria:
21 3938-2098
Telefone da recepção de pacientes:
21 3938-2101 – Ramal 5
odontopediatria@odonto.ufrj.br
Informação para os pacientes interessados em tratamento odontológico para crianças:
[*] Necessita agendamento e triagem através do telefone: 21 3938-2101 Ramal 5 (Recepção).
Atendimento de Emergência:
De 2ª à 5ª feira em horário integral e às sextas-feiras no período da manhã.
Não necessita agendamento prévio.
Rua Prof. Rodolpho Paulo Rocco 325
1° andar – Ilha da Cidade Universitária
Rio de Janeiro – RJ – Cep: 21.941-913
Visite a página de ORTODONTIA