“Cada pessoa é única e tem o seu valor, independente de qualquer outra característica. Só o fato de ser um Ser Humano, ele já carrega um valor pessoal!”
Romeu Sassaki (1938- 2021)
Em conjunto com a Direção, a Coordenação de Ensino de Graduação, a COAA, e Colegiados da Unidade, tem como meta identificar os estudantes com deficiência ou necessidades específicas, bem como suas demandas para organizar a construção de uma política de acessibilidade da FO, propondo melhorias na acessibilidade ao prédio, assim como adequações de materiais didático-pedagógicos ou de metodologias de ensino e avaliação.
Vamos tentar identificar junto aos estudantes com deficiência seus anseios e habilidades, e buscar e estimular a realização de atividades curriculares para enriquecer a sua formação. Também se faz necessário realizar o acompanhamento periódico de alunos que apresentam necessidades especificas para verificar a necessidade de apoio de facilitadores ou de tutoria.
Vamos trabalhar junto aos docentes e técnicos administrativos que venham necessitar de orientação, conhecer as legislações vigentes, para que possam participar na resolução de obstáculos e nas ações de apoio.
É fundamental contribuir na intermediação das relações aluno-professor, quando necessário, para sugerir adaptações nos programas de aula e avaliações de acordo com as necessidades individuais dos alunos.
Solicitamos que os estudantes com deficiência procurem a Coordenação de Ensino de Graduação (marcelaalves@odonto.ufrj.br), ou a Comissão de Acessibilidade de Inclusão, através do e-mail acessibilidade@odonto.ufrj.br. Iremos agendar uma reunião para aprendermos juntos a nos tornar uma comunidade de pensamento crítico-reflexiva, diversa, acolhedora, inclusiva, e academicamente forte.
No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. A data foi criada para sejam repensadas as nossas práticas e políticas, enquanto indivíduos e enquanto sociedade.
Aguardamos vocês.
Rotina para Cadastro de Aluno PCD:
1) É fundamental que o aluno sinalize no SIGA ser portador de necessidades
específicas ou de acessibilidade
2) O aluno deverá se apresentar à Coordenação de Ensino de Graduação (marcelaalves@odonto.ufrj.br), ou a Comissão de Acessibilidade de Inclusão, através do e-mail acessibilidade@odonto.ufrj.br
3) Será agendada uma reunião com o aluno, para preenchimento do Formulário de Necessidades Específicas e apresentação do laudo médico pelo aluno. Na reunião, serão definidos os recursos necessários para garantir sua inclusão e traçado um plano de ação para acompanhamento pedagógico
4) Também será designado um tutor para acompanhamento do aluno pela COAA
Prioridade de inscrição:
De acordo com a LEI Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência), a pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário. Assim, é garantido aos alunos PCDs prioridade na inscrição em disciplinas, que deverá ocorrer de forma direta, no primeiro dia programado para a inscrição em disciplinas, divulgado pela Seção de Ensino de Graduação. Para isso, é fundamental que o aluno:
1 – tenha sinalizado no SIGA sua necessidade específica;
2 – tenha se apresentado à Coordenação de Ensino ou à Comissão de Acessibilidade e Inclusão da FO-UFRJ, para preenchimento do Formulário de Necessidades Específicas e apresentação do laudo médico e
3 – seja acompanhado por um tutor designado pela COAA.