Extensão FO-UFRJ

Projetos de Extensão

mais informações

Como participar de uma extensão?

Guia de Extensão para Calouros

Sobre

EXTENSÃO

A Extensão Universitária é a forma de articulação entre universidade e sociedade, visando à troca de experiências e saberes. 

Para a Odontologia, a extensão tem um importante papel na formação profissional do cirurgião-dentista, visto que permite que os estudantes vivenciem experiências em comunidades diversas. Dessa forma, a compreensão quanto ao processo saúde-doença, às realidades sociais e econômicas distintas, às necessidades específicas da população e à formação cidadã são fortalecidas. 

O resultado são profissionais mais humanizados, acolhedores e capacitados a promover saúde para a comunidade em que estão inseridos, fortalecendo o compromisso da Universidade com a sociedade.

Carga horária exigida

A carga horária mínima exigida para graduação em Odontologia é de 400 horas. Isso corresponde a 10% da carga-horária total do curso, em cumprimento à resolução do Conselho Nacional de Educação do Ministério da Educação. 

As ações de extensão na Universidade Federal do Rio de Janeiro estão estruturadas nas seguintes modalidades: cursos, eventos e projetos. Os estudantes devem participar de mais de uma ação de extensão ao longo de sua formação, e a carga horária relacionada à cada ação não deve exceder 180 horas.

Vale reforçar que os estudantes podem cumprir a carga horária em ações relacionadas à Odontologia ou em ações relacionadas a outros cursos da UFRJ, como, por exemplo, enfermagem, nutrição ou ciências da computação.

Informações do departamento

Diretora Adjunta: Profa. Dra. Aline Posch 

Substituta Eventual: Profa. Dra. Andréa Domingos

Auxiliar Administrativo: Victor Alceu Filho

Instagram: @extodontoufrj

 

Telefone: (21) 3938-2082
E-mail: extensão@odonto.ufrj.br

 

Diretrizes e Extensão Universitária

1 - Interação Dialógica

A diretriz Interação Dialógica orienta o desenvolvimento de relações entre Universidade e setores sociais marcadas pelo diálogo e troca de saberes, superando-se, assim, o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança com movimentos, setores e organizações sociais. 

2- Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A diretriz de Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade para as ações extensionistas busca a combinação e integração de modelos, conceitos e metodologias oriundos de várias disciplinas e áreas do conhecimento, assim como a construção de alianças intersetoriais, interorganizacionais e interprofissionais. 

3- Indissociabilidade Ensino - Pesquisa - Extensão

A diretriz Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão reafirma a Extensão Universitária como processo acadêmico. Nessa perspectiva, o suposto é que as ações de extensão adquirem maior efetividade se estiverem vinculadas ao processo de formação de pessoas (Ensino) e de geração de conhecimento (Pesquisa).

No que se refere à relação Extensão e Ensino, a diretriz de indissociabilidade coloca o estudante como protagonista de sua formação técnica – processo de obtenção de competências necessárias à atuação profissional – e de sua formação cidadã – processo que lhe permite reconhecer-se como agente de garantia de direitos e deveres e de transformação social.

Na relação entre Extensão e Pesquisa, abrem-se múltiplas possibilidades de articulação entre a Universidade e a sociedade. Visando à produção de conhecimento, a Extensão Universitária sustenta-se principalmente em metodologias participativas, no formato investigação-ação (ou pesquisa-ação), que priorizam métodos de análise inovadores, a participação dos atores sociais e o diálogo. O segundo desenvolvimento que aqui se defende é a produção acadêmica a partir das atividades de Extensão, seja no formato de teses, dissertações, livros ou capítulos de livros, artigos em periódicos e cartilhas, seja no formato de apresentações em eventos, relatos de experiência, filmes ou outros produtos artísticos e culturais.

4- Impacto na Formação do Estudante

As atividades de Extensão Universitária constituem aportes decisivos à formação do estudante, seja pela ampliação do universo de referência que ensejam, seja pelo contato direto com as grandes questões contemporâneas que possibilitam. Esses resultados permitem o enriquecimento da experiência discente em termos teóricos e metodológicos, ao mesmo tempo em que abrem espaços para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da Universidade Pública brasileira.

5- Impacto e Transformação Social

A diretriz Impacto e Transformação Social reafirma a Extensão Universitária como o mecanismo por meio do qual se estabelece a inter-relação da Universidade com os outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e necessidades da maioria da população e propiciadora do desenvolvimento social e regional, assim como para o aprimoramento das políticas públicas. A expectativa é de que, com essa diretriz, a Extensão Universitária contribua para o processo de (re)construção da Nação, uma comunidade de destino, ou de (re)construção da polis, a comunidade política.