Linhas de Pesquisa – Stricto Sensu Profissional

Linhas de Pesquisa

Biologia Oral e Biomateriais

Planejar, desenvolver, testar, aplicar e avaliar biomateriais e novas tecnologias, in-vitro, in-vivo e ex-vivo, utilizando conhecimentos e metodologias das ciências da saúde, das ciências biológicas e das engenharias, proporcionando o suporte técnico-científico para utilização de materiais e técnicas nos procedimentos de clínica odontológica. Temática dos Projetos: 1. Revisões sistemáticas e metanálises 2. Caracterização de biomateriais através das propriedades fundamentais e biomecânicas 3. Fundamentação biológica no desenvolvimento de biotecnologias e biomateriais 4. Testes in-vitro e in vivo de biocompatibilidade de materiais existentes e em fases de desenvolvimento 5. Certificação de produtos comerciais e experimentais 6. Análises in-vitro, in-vivo e ex-vivo de materiais 7. Desenvolvimento de equipamentos

Epidemiologia, Diagnóstico, Prevenção e Terapêutica em Saúde Bucal

Planejar, desenvolver, aplicar, avaliar e monitorar ações de promoção, prevenção, assistência e vigilância em saúde para crianças e adolescentes, respondendo às exigências da metodologia problematizadora para a tomada de decisão em saúde baseado em evidência científica.

 


 

Biologia Oral e Biomateriais
PROJETOS TEMÁTICOS

 

KÁTIA REGINA H.C. DIAS E TIAGO RABELLO

Título do projeto temático:

ESTUDO DOS MATERIAIS UTILIZADOS EM RESTAURAÇÕES DENTÁRIAS E EM TRATAMENTOS ESTÉTICOS

O objetivo do projeto é avaliar as propriedades físicas, químicas e biológicas dos materiais restauradores e das técnicas restauradoras tradicionais ou alternativas, buscando entender os fenômenos associados à prevenção da doença cárie, biocompatibilidade, manutenção da saúde oral e proservação das restaurações dentárias.

 

JÔNATAS CALDEIRA ESTEVES

Título do projeto temático:

“FATORES MODULADORES DO PROCESSO DE REPARO ÓSSEO E DOS TECIDOS MOLES DA CAVIDADE BUCAL”

Resumo do projeto temático: O objetivo deste projeto é estudar os aspectos macro e micro-morfológicos da influência de alterações sistêmicas, fármacos, técnicas cirúrgicas e biomateriais no processo de reparação ósseo e dos tecidos moles da cavidade bucal.

 

MARIA CYNESIA MEDEIROS DE BARROS

Título do projeto temático:

“AVALIAÇÃO DO REPARO ALVEOLAR COM USO DE MEMBRANA DE POLIPROPILENO EXPOSTA NO MEIO BUCAL EM COMPARAÇÃO À TÉCNICA DE REGENERAÇÃO ÓSSEA GUIADA: relato de caso”

As cirurgias regenerativas devem oferecer o melhor índice de sucesso possível associado à menor morbidade ao paciente. Nesse contexto, a utilização de biomembranas torna-se fundamental pelos benefícios observados, especialmente na qualidade do tecido ósseo neoformado. A aplicação da barreira na regeneração óssea guiada pressupõe a não-exposição ao meio bucal e permanência estável por tempo suficiente para a deposição da matriz óssea por células osteoprogenitoras, de outra forma, o resultado esperado pode ser comprometido e a infecção da área operada pode ocorrer e se manter cronicamente. Recentemente, no Brasil, um grupo de profissionais e pesquisadores de odontologia desenvolveu uma membrana de polipropileno (BoneHeal®) com a proposta de regenerar o osso alveolar após procedimento cirúrgico de exodontia, sem a necessidade de qualquer tipo de deslocamento de retalho para cobertura total da mesma, permanecendo exposta no meio bucal. Dados do fabricante e da literatura a descrevem como biocompatível, não-reabsorvível e impermeável. Os mesmos apontam uma menor morbidade, o maior conforto pós-operatório e a eficiência no ganho ósseo e de tecido mole como as principais vantagens deste biomaterial. O mecanismo de reparo alveolar com a membrana de polipropileno se dá pela manutenção do coágulo em contato com sua superfície rugosa pelo período de 7 a 15 dias pós-exodontia, atuando como uma barreira física responsável pela manutenção de espaço no defeito ósseo alveolar, pela retenção do coágulo e, pelo controle da migração de células do tecido conjuntivo para a região a ser regenerada. Os benefícios clínicos das duas técnicas são descritos na literatura, porém, não existe estudo que compare os reparos ósseos pós-exodontia entre ambas. O presente estudo se caracteriza pelo ineditismo e originalidade da hipótese proposta, e tem como objetivo explorar de forma criteriosa os conceitos e fundamentos de regeneração óssea guiada na utilização de uma membrana de polipropileno (BoneHeal®), mantida exposta na cavidade bucal, a partir de parâmetros observacionais clínicos, de análises quantitativas em exames de imagem e da caracterização histológica do comportamento dos tecidos envolvidos no processo de reparo alveolar.

 

IVO CARLOS CORREA

Título do projeto temático:

“PRODUTOS TECNOLÓGICOS E INOVADORES APLICADOS NA REABILITAÇÃO ORAL UNITÁRIA E MÚLTIPLA”

O projeto visa o estudo e/ou desenvolvimento de técnicas e/ou produtos inovadores na promoção de saúde e na reabilitação oral. Será dada ênfase à inovação e ao estudo dos problemas atualmente enfrentados pela odontologia na solução de casos simples e complexos. O projeto buscará a utilização da tecnologia Fotônica (LASER/LED), da tecnologia CAD/CAM e de Novos Materiais Odontológicos (Logística e Desenvolvimento). Nas diferentes etapas do projeto haverá conteúdo multidisciplinar, que poderá ser desenvolvido junto a outras unidades acadêmicas da UFRJ, em centros de excelência fora da UFRJ ou até mesmo no SUS, Clínicas da Família e de Clínicas de Especialidades Odontológicas, visando a participação do aluno em outras áreas do desenvolvimento científico e social.

 


 

Epidemiologia, diagnóstico, prevenção e terapêutica em saúde bucal
PROJETOS TEMÁTICOS

DOCENTES

ANNA THEREZA THOMÉ LEÃO

Título do projeto temático:

“AVALIAÇÃO DAS ALTERAÇÕES NOS PERFIS MICROBIOLÓGICOS SUBGENGIVAIS DE PACIENTES TABAGISTAS COM PERIODONTITE CRÔNICA APÓS O TRATAMENTO PERIODONTAL NÃO CIRÚRGICO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA”

O tabaco é uma das principais causas de morte em todo o mundo e também um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças periodontais.  Muitos estudos associam, entre outros fatores, a modificação da microbiota subgengival como uma possível causa que explique essa relação.
O objetivo desse trabalho é, portanto, realizar uma revisão sistemática da literatura, colhendo informações científicas sobre as alterações sofridas no perfil microbiológico do paciente tabagista com periodontite crônica, após o tratamento da terapia periodontal não cirúrgica, dando ao profissional um compilado de evidências atuais que o permita realizar o tratamento mais adequado no seu dia a dia clínico. Sendo a pergunta estabelecida para a pesquisa descrita a seguir: “Quais as diferenças entre os perfis microbiológicos subgengivais de pacientes tabagistas x não tabagistas com periodontite crônica, após o tratamento periodontal não cirúrgico?”.
Para isso, será realizada uma busca eletrônica nas bases de dados: Medline, Embase, Biblioteca Cochrane e Scopus, incluindo estudos clínicos, com pacientes adultos tabagistas, sem nenhuma doença sistêmica e que não fazem uso de medicamentos.   A sequência de procedimentos utilizados para a realização desse trabalho será i baseada nas diretrizes de “Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement”(www.prisma-statement.org) .

 

SANDRA REGINA TORRES

Título do projeto temático:

“PERFIL DO PACIENTE ATENDIDO EM ODONTOLOGIA HOSPITALAR”

No ambiente hospitalar são encontrados pacientes acometidos pelos mais variados comprometimentos sistêmicos, e estes podem também apresentar comorbidades  bucais. Por outro lado, o estado bucal impacta diretamente sobre a saúde do indivíduo. O tratamento das infecções bucais pode estar associado à melhora do quadro clínico. O interesse e a preocupação com a prática odontológica relacionada ao ambiente hospitalar está aumentando, mas existem poucos estudos mostrando o perfil e as condições orais dos pacientes atendidos por equipes de odontologia hospitalar. Se o perfil desta população for conhecido, talvez seja possível traçar programas preventivos direcionados especificamente para a população.

Informações do Programa

Mestrado Profissional em Clínica Odontológica – Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Odontologia da FO-UFRJ

Coordenadora:
Profa. Dra. Maria Augusta Visconti

guta@odonto.ufrj.br

Vice coordenador:
Prof. Dr. Ivo Carlos Correa

guta@odonto.ufrj.br

Secretária: Jussara Borges Pinheiros
mpco@odonto.ufrj.br

Fundadora e Ex-Coordenadora (2013-2018): Profa. Dra. Katia Regina Hostilio Cervantes Dias
cervantes.dias@gmail.com

Telefone da secretária:
21 3938-2008

mpco@odonto.ufrj.br

Rua Prof. Rodolpho Paulo Rocco 325
1° andar – Ilha da Cidade Universitária
Rio de Janeiro – RJ – Cep: 21.941-913